Moeda com a efígie de Ariobarzanes I Filorromano
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0xBeTb1Md8EY8Tn8pBtctxMHPHh_mgGoaXQCsjvw221qg1pVlJqfoSe3V_H8uIJx8ddZnp9U9EhuTic8OJxxJztJzZngB4eARLQL-mHfNqouHC6Nmu8B2XrA7yNvTAGb8qLNIaW_3Zk0/s400/ARI+1.jpg)
De origem persa, Ariobarzanes foi eleito rei pelos nobres do país como rei em substituição a Ariarates VIII que havia morrido no exílio e em oposição a Ariarates IX, rei-títere e filho de Mitrídates VI do Ponto. O Senado autorizou a sua escolha contra a nomeação do filho de Mitrídates VI.
Inconformado, Mitrídates VI lutou com a ajuda do Rei Tigranes da Armênia que por fim expulsaram a Ariobarzanes do país; mas foi ele restaurado em 92 pelo general romano Lúcio Sila.
Em 88, Mitrídates expulsa-o novamente e, embora nominalmente seu filho, Ariarates IX, tenha sido restaurado Mitrídates por fim proclamou a anexação da Capadócia ao reino do Ponto. Mas Ariobarzanes foi novamente restaurado em 84 pelos romanos.
Por um tempo ele vai poder governar, sempre leal a Roma (de onde seu epíteto filorromano, “amigo dos romanos”), mas em 66, quando da saída do general romano Lúculo da Ásia Menor, Ariobarzanes foi derrubado novamente por Mitrídates durante a Terceira Guerra Mitridática (73 – 63 a.C.).
No ano seguinte, os romanos, sob Pompeu, o Grande, o restauram mais uma vez e aos domínios de Ariobarzanes I foram acrescidas Gordiene e Sofene, regiões tiradas da Armênia (aliada do Ponto) bem como alguns territórios da Cilícia. Ariobarzanes abdicou em 63 em favor de seu filho Ariobarzanes II.
Sua filha casou-se com o rei Antíoco I Teos de Comagene. Sua esposa era Atenais Filostorgo.
FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Ariobarzanes_I_of_Cappadocia
http://ca.wikipedia.org/wiki/Ariobarzanes_I
http://www.asiaminorcoins.com/gallery/thumbnails.php?album=288
Nenhum comentário:
Postar um comentário