domingo, 27 de setembro de 2009

DATAMES (? – 362 a.C.)

Datames foi general e sátrapa (governador provincial) da Capadócia sob o Império Persa. Ele parece ter obtido a mais alta reputação por sua coragem e capacidade na guerra, o que fez com que a sua fama se estendesse até entre os gregos, embora ele não entrasse em choque pessoal com eles. O historiador romano Cornélio Nepos (100 – 24 a.C.) chama-o de o mais valente e o mais capaz de todos os generais não-gregos e não-romanos, à exceção dos cartagineses Amílcar e Aníbal. Abaixo moeda representando Datames e os deuses Baltars e Ana.



Datames nasceu na Caria, filho de Camissares com uma mulher do povo dos Citas ou da Paflagônia. O seu pai foi sátrapa de Cilícia sob de Artaxerxes II (405 – 359 a.C.) e Datames foi altamente favorecido pelo monarca tornando-se um dos guarda-costas do Rei; nessa função distinguiu-se na guerra contra os Cadúsios, sendo apontado para suceder o seu pai (que tinha morrido naquela guerra) no governo da sua província. Governando a Cilícia, distinguiu-se tanto pelas suas capacidades militares como pelo seu zelo no serviço do Rei; submeteu dois oficiais que se tinham revoltado contra Artaxerxes, Tios, governador da Paflagônia, e Aspis da Cataônia. Devido a este feito, Datames recebeu do rei persa o comando de uma força militar projetada para a recuperação do Egito; mas as maquinações dos seus inimigos na corte persa e os riscos aos quais ele esteve em conseqüência exposto, induziram-no a modificar o seu plano e deixar sua lealdade ao Rei (c.370 a.C.). Ele retirou-se com as tropas sob seu comando para a Capadócia, e uniu-se com outros sátrapas que se tinham revoltado na Pérsia contra o Rei Artaxerxes II. Abaixo, moeda com a representação de Artaxerxes II.




Artabazo, um dos generais que permaneceram fiéis ao Rei, lutou contra ele desde a Pisídia, mas foi inteiramente derrotado. A grande reputação que Datames tinha adquirido induziu Artaxerxes a dirigir os seus esforços máximos para efetuar a sua sujeição, mas Autofradates, que foi enviado contra ele com um grande exército, foi obrigado a retirar-se com pesada perda. Datames, brilhante militar, embora constantemente vitorioso contra inimigos declarados, enfim caiu vítima de traição. Depois de evadir numerosas conspirações que tinham sido formadas contra a sua vida, foi assassinado em uma conferência por Mitrídates, o filho de Ariobarzanes, que tinha ganhado a sua confiança assumindo a aparência de também estar revoltado contra o Rei.
Datames foi sucedido no governo da Capadócia por seu filho Ariamnes I (? - 330 a.C.) que governou por cerca de 50 anos e foi pai de Ariarates I.

FONTES:

http://en.wikipedia.org/wiki/Datames
http://www2.moneymuseum.com/frontend/library/pictures/tour.jsp?lang=en&ix=34

Nenhum comentário:

Postar um comentário