sexta-feira, 2 de outubro de 2009

ARQUELAU (38 a.C. – 17 d.C.)

Moeda com a efígie de Arquelau, rei da Capadócia.


Arquelau, também conhecido por Arquelau IV para distingui-lo de homônimos, foi o último rei da Capadócia. Seu nome originário era Sisines; ele era o filho de Arquelau III, sumo sacerdote da cidade de Comana, com Glafyra (amante do cônsul romano Marco Antônio em 41 a.C.), neto paterno de Arquelau II, estabelecido como sumo sacerdote de Comana na Capadócia em 60 a.C. por Pompeu,o Grande, e bisneto de Arquelau I, um general do Ponto na Primeira e Terceira Guerras Mitridáticas.
Sisenes, por instigação de sua mãe, apresentou-se como pretendente ao trono da Capadócia como melhor opção ao governo de Roma do que Ariarates X Eusebes Filopátor. Após uma breve guerra civil, Ariarates X foi executado por Antônio e Sisenes proclamado rei adotando o nome dinástico de Arquelau, em referência a seus antepassados.
Na guerra civil romana que opôs César Otávio e Marco Antônio, Arquelau apoiou este último, mas 31 a.C., o abandonou após a batalha de Actium que selou a vitória de Otávio. Em recompensa ao seu apoio,Otávio, agora Augusto e imperador romano, ampliou seu reino pela adição de partes da Cilícia e da Armênia Menor (25 a.C.). Ele não era popular entre seus súditos, que fizeram acusação contra ele em Roma, ocasião em que foi defendido pelo futuro imperador Tibério. Arquelau parece ter sido o autor de uma obra geográfica e ter escrito tratados sobre pedras e rios.
Arquelau de seu primeiro casamento (cuja esposa é desconhecida) teve dois filhos: um filho do mesmo nome e uma filha chamada Glafyra. Através de sua filha, ele seria o avô materno de Alexandre e Tigranes e o bisavô de Júlio Tigranes, que seria rei da Armênia sob o imperador romano Nero. Depois de 8 a.C., Arquelau casou-se com a rainha Pitodoris do Ponto e tornou-se padrasto dos três filhos do primeiro casamento dela. Pitodoris mudou-se para a Capadócia e permaneceu casada com Arquelau até a morte dele, mas não tiveram filhos.
Posteriormente, ele foi acusado por César Tibério, então imperador de Roma, de tentar provocar uma revolução, e morreu na prisão em Roma. A Capadócia foi feita então uma província romana. Pitodoris, mais tarde, retornou ao Ponto com sua família.
Assim terminava o reino da Capadócia como tantos reinos antes e depois dele: mais uma província do Império Romano. Abaixo, moeda da cidade capadócia de Cesaréia (Mazaca, a antiga capital) com as efígies do Imperador Tibério e seu filho Druso.



FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Archelaus_of_Cappadocia
http://www.asiaminorcoins.com/gallery/displayimage.php?album=284&pos=33

Nenhum comentário:

Postar um comentário